segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

07/02/11 Nova etapa, talvez velhos problemas!

Boa Noite!

Hoje foi o primeiro dia de aula do 3° semestre da Turma de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Mogi das Cruzes - Campos Villa Lobos, minha turma!

Começo de ano/semestre sempre é meio confuso, uma mistura de querer estudar mais que no ultimo semestre com medo de se deixar abater novamente pelo cansaço extremo que o fez não estudar tudo o que devia ter estudado no ultimo. Pelo menos comigo é assim....

Primeira aula: Biofisica! Professor legal, engraçado e aparentemente gosta mesmo de biologia!
Primeira impressão: Se eu estudar posso me dar bem na materia dele, que é muito importante diga-se de passagem.
Primeira insegurança: Sempre fui bom com números, mas sou péssimo em física.
Primeira pergunta: Por que não existem Células Grandes? tipo uma ameba do tamanho de um homem?
Primeira explicação: Noções de grandezas, área e volume.
Primeira dedução: Em um Cubo de Área 1x³(x é qualquer unidade de medida) o Dobro da Área (2x³) = Volume 8 vezes maior
Primeira Duvida: Consigo fazer a conta, encontrar os valores mas não faço ideia do que significa a proporção:
a=1                    a=2
Af= 1² = 1         Af=2²=4
At=6x1(af)=6    At=6x4=24

V=1³=1            V=2³=8

Area=1                Area=2
6:1 (A:V)             24:8 (simplificando 3:1)
Primeiro desanimo: Se não consigo entender a matéria do primeiro dia como vai ser o restante do semestre?

Talvez eu me ache incapaz e me privo da resolução inconscientemente por falta de auto confiança ou talvez eu seja a tal ameba gigante...

Alguem tem alguma ideia a respeito dos problemas acima descritos? O q significa essa proporção e o pq ela impede q exista celulas gigantes? Ou como impedir que uma simples duvida me desanime logo no primeiro dia de aula?

Um comentário:

  1. Proporção área volume, oras bolas, a área é sempre x² e o volume é sempre x³ (x = qqr unidade de grandeza)... não sei explicar! Mas vc não pode desanimar assim, com 1 aula, depois ele explica mais, procura monitoria, algum colega sei lá. Perde o foco não



    Beijos!!

    ResponderExcluir